O Projeto Sau?de com Agente e? uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em exercício.
A duração do curso é de 10 meses, e sua carga horária é de 1.275 horas, divididas entre Carga Horária EAD (concentração): 570 horas; Carga Horária prática-presencial (dispersão): 705 horas.
Conforme as orientações do Plano de Ensino do curso, a formação do aluno deverá acontecer nos cenários dos serviços de saúde aos quais os alunos estejam vinculados (vínculo de trabalho) preferencialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
As atividades de ensino-aprendizagem estão sendo realizadas em dois momentos, denominados períodos de concentração e de dispersão.
No período de concentração, é utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). As atividades educacionais consistem em aulas online, repositório de materiais educativos (vídeos, filmes, podcast, material de leitura, e games), fóruns de discussão, tarefas de reforço e reposição de conteúdo em arquivo pdf), com o acompanhamento do tutor do curso.
Já o período de dispersão, é de modo presencial, realizado na própria UBS, e conta com a orientação de Preceptoria. Em Nova Erechim, o trabalho de preceptoria está sendo realizado pela enfermeira da Secretaria de Saúde Taciane Ziliotto.
Entre as atribuições de preceptoria, estão: participação em reuniões; elaboração de relatórios; acompanhamento e do desenvolvimento das atividades presenciais nos campos de prática; acesso regular à plataforma do curso; comunicação com estudantes; atribuir notas e frequências referentes às atividades práticas dos estudantes ACS nas disciplinas.
De acordo com a enfermeira Taciane, “este curso é de extrema importância, pois permite aos alunos aliar e aplicar os conhecimentos teóricos do curso à prática profissional, levando em consideração a sua realidade territorial”.
Fonte(s): NOVA ERECHIM
Comentários