Notícia

Conheça os 11 primeiros nomes do alto escalão do novo governador de SC

Foram anunciados secretários de pastas importantes como Fazenda, Saúde, Educação Administração e Casa Militar
Conheça os 11 primeiros nomes do alto escalão do novo governador de SC

Na manhã de segunda-feira (5), o governador eleito Jorginho Mello (PL) indicou os primeiros nomes das equipes que formarão seu governo a partir de 1º de janeiro. A divulgação ocorreu na sede da Defesa Civil, em Capoeiras, quando foram anunciados 11 nomes que integrarão o governo catarinense.

Segundo o chefe do Executivo eleito, a escolha foi técnica e qualificada. “São pessoas que eu acredito, pessoas de ficha limpa e de cara limpa, que podem contribuir efetivamente para que façamos um grande governo”, afirmou Jorginho Mello na apresentação. Ainda falta a definição de algumas secretarias, que devem ter seus líderes divulgados nas próximas semanas. Sete dos secretários nomeados estiveram presentes e acompanharam a divulgação.

O convite para a Secretaria da Fazenda aconteceu no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, conforme lembrou Cleverson Siewert, novo secretário da pasta. “Não tem outro lugar que impacta tanto a vida das pessoas como trabalhar no setor público, e acredito que este governo traz propósitos muito bons para os catarinenses. Fiquei muito feliz com o convite”, disse. Em sua atuação, o novo secretário prevê a junção de esforços pra trilhar um caminho comum. “Vamos compor a pasta entendendo argumentações de todos os lados, do governo, das secretarias e do setor produtivo. Este é o principal ponto que vejo para seguir adiante”, comentou.

Conforme especulações, o militar e deputado federal Coronel Luiz Armando Schroeder Reis, que não foi reeleito no pleito deste ano, vai assumir a Defesa Civil. De acordo com o novo secretário, já existe em Santa Catarina muitas ações de prevenção. “Também vamos seguir neste sentido. A Defesa Civil tem um propósito muito parecido com o Exército brasileiro, de braço forte e mão amiga. Não vamos descuidar um minuto e vamos incentivar a população a se precaver também neste sentido”, comentou.

A principal proposta para a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, que terá como secretário Valdir Colatto, é fomentar em Santa Catarina o cooperativismo e o sociativismo. “Aqui temos uma diversidade muito grande de produção, então nosso propósito é atuar no sentido de que esta produção esteja melhor organizada, com uma série de inovações neste sentido”, afirmou.

Ainda faltam ser nomeados os secretários para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, Secretaria Executiva do Meio Ambiente e Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina. As indicações devem ser divulgadas nas próximas semanas.

Moisés Diersmann – Secretaria de Estado da Administração

Atualmente, é o coordenador da transição do governo de Jorginho Mello. Foi vereador e prefeito da cidade de Luzerna, sua cidade natal, por dois mandatos. Possui especialização em administração pública e gerência de cidades pela Fatec, especialização em comunicação e marketing pela Unoesc e graduação em redes de computadores pelo Senai. Também possui graduação em tecnologia do empreendimento pela Unoesc.

Danieli Pinheiro Porporatti – Secretaria Geral de Governo

Atualmente, é a chefe de gabinete do escritório regional do senador Jorginho Mello e secretária executiva do Partido Liberal de Santa Catarina desde 2013. Natural de Xanxerê, no Oeste catarinense, é formada em administração pela Unoesc e cursou direito na Unisul. Também atuou como consultora na Secretaria de Estado do Planejamento entre 2011 e 2013.

Tenente-coronel José Eduardo Vieira – Casa Militar

Natural de Florianópolis, o tenente-coronel Vieira atua há 25 anos na PMSC. É bacharel em segurança pública, em direito, e possui duas pós-graduações na área de segurança pública. Também concluiu o Curso de Altos Estudos Estratégicos no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Já atuou na Casa Militar do governo estadual entre os anos de 2003 e 2018, quando foi ajudante de ordens do governador e chefe do cerimonial. Nos últimos quatro anos atuou na Casa Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Coronel Aurélio José Pelozato – Comando Geral da Polícia Militar

O coronel da Polícia Militar Aurélio José Pelozato faz parte da corporação desde 1992. É atualmente o Chefe de Estado Maior de Santa Catarina. Possui longo currículo dentro da instituição em especializações e é também instrutor de treinamento de novos policiais. Tem experiência na coordenação de situações de pronto emprego e ações em grandes eventos, como a ocupação da força nacional no Rio de Janeiro para realização das Olimpíadas de 2016.

Carmen Zanotto – Secretaria do Estado da Saúde

 

Graduada em enfermagem e obstetrícia, tem especialização em administração hospitalar, saúde pública, recursos humanos e formação em políticas para primeira infância na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Atuou como enfermeira, diretora de enfermagem, secretária municipal de Saúde, secretária e adjunta da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina em diversos períodos. Como parlamentar, integrou o legislativo lageano como vereadora e atualmente deputada federal. É considerada uma das pessoas que mais entende das políticas públicas de saúde no Brasil. Em 2022, Zanotto foi a principal parlamentar na luta e aprovação do piso nacional da enfermagem.

Coronel Armando – Defesa Civil

Luís Armando Reis, conhecido como Coronel Armando, é formado em educação física pela Academia Militar das Agulhas Negras e possui graduação em direto pela Unisul. Tem especialização em ações de defesa do cidadão em situações de desastre. É oficial da reserva do Exército brasileiro e se aposentou depois de 30 anos de atuação. Nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, mas mora há mais de 20 anos em Joinville. Na última legislatura, foi deputado federal por Santa Catarina e tentou a reeleição. Hoje é primeiro suplente de deputado federal pelo Partido Liberal.

Cleverson Siewert – Secretaria de Estado da Fazenda

 

Engenheiro civil formado pela UFPR e pós-graduado em marketing e gestão empresarial pela FGV/RJ, iniciou a carreira na Tigre Tubos e Conexões. Siewert já ocupou a pasta estadual da fazenda, quando tornou-se o Secretário de Estado da Fazenda mais jovem do país, aos 33 anos, e operou uma transformação na Celesc, como diretor, conselheiro e presidente da companhia. Atualmente, dirige uma empresa que atua com comércio exterior, finanças, imóveis e energia.

Vânia Franco – Secretaria Executiva de Articulação Nacional

Vânia trabalha com Jorginho Mello desde 2011 como chefe de gabinete em Brasília como deputado federal e senador da República. Cursou gestão pública na Universidade Paulista e possui especialização nas áreas de tramitação legislativa e gestão orçamentária. Atualmente, Vânia atua nas áreas de relação institucional do poder legislativo com o governo federal e ministérios.

Valdir Colatto – Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural

Com experiência na vida pública como deputado federal, Valdir Colatto é referência estadual e federal na área do agronegócio. Formou-se em Engenharia Agrônoma pela UFPEL (Universidade Federal de Pelotas). Foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e responsável pela aprovação do Código Florestal Brasileiro, com projeto de lei de sua autoria. Em 2019 assumiu, juntamente com a ministra Tereza Cristina, a direção geral do Serviço Florestal Brasileir, quando foi trabalhada a implementação do Código Florestal Brasileiro, e desempenhou importante papel na pasta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento até 2021.

Aristides Cimadon – Secretaria de Estado da Educação

Aristides Cimadon é reitor da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina) e reeleito para a gestão 2020-2024. Também vá atuou como presidente da Acafe e professor titular na Unoesc. Tem graduação em filosofia e pedagogia pela Universidade de Passo Fundo e bacharelado em direito pela Unoesc. Também tem mestrado em educação pela PUC-RS, mestrado em direito pela UFSC e doutorado em ciência jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Atuou previamente também como conselheiro estadual de educação e membro do Conselho para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Também é Conselheiro Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior (2020 a 2024).

Márcio Vicari – Procuradoria Geral do Estado

Márcio Vicari é advogado e formado pela UFSC. Atua em Florianópolis desde 1994 e atualmente é vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina. Possui mestrado em direto civil e já atuou como professor de direito em diferentes universidades do Estado.

Fonte(s): ND+

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Santa Catarina
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Santa Catarina
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Santa Catarina
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.