Em meio ao silêncio de Jair Bolsonaro (PL) após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste domingo (30), integrantes do governo e da equipe do presidente eleito fizeram os primeiros contatos.
Alckmin ligou para Mourão depois de receber a mensagem – uma ligação que interlocutores do ex-governador descreveram como cordial.
No fim da tarde, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, telefonou para o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.
A posse do novo chefe do Executivo será em 1º de janeiro de 2023. Até lá, é na transição que a equipe do presidente eleito obtém informações detalhadas sobre a situação das contas públicas, dos programas e projetos do governo federal, bem como do funcionamento dos órgãos.
Essa etapa é crucial para que o futuro chefe do Executivo possa traçar um plano de ação e tomar decisões sobre os primeiros passos ao assumir o cargo.
A vitória de Lula foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h56min (de Brasília) de domingo (30). Bolsonaro ainda não se manifestou.
A expectativa do entorno do presidente é a de que ele se manifeste ainda nesta segunda ou terça (1º). Para aliados, quanto mais tempo demorar, mais negativo será para Bolsonaro.
Nesta segunda, a primeira-dama, Michelle, foi a primeira pessoa do clã Bolsonaro a se manifestar após o pleito. Ela compartilhou um trecho da Bíblia e também afirmou que ela e o presidente seguem "firmes, unidos, crendo em Deus e crendo no melhor para o Brasil".
Depois, o senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do presidente, disse ser necessário erguer a cabeça e afirmou que não vai "desistir do Brasil".
Foi a primeira manifestação de um dos filhos do presidente, 20 horas após a confirmação da vitória de Lula na disputa pela Presidência.
"Obrigado a cada um que nos ajudou a resgatar o patriotismo, que orou, rezou, foi para as ruas, deu seu suor pelo país que está dando certo e deu a Bolsonaro a maior votação de sua vida! Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil! Deus no comando!", afirmou Flávio, sem citar Lula.
Cerca de uma hora depois, Flávio publicou nova mensagem: "Pai, estou contigo pro que der e vier!"
Fonte(s): NSC
Comentários