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Ciclone fecha portos de Itajaí e Navegantes e causa prejuízo milionário

Somente para o armador - o operador do navio - cada dia com a embarcação parada equivale a uma perda que varia entre US$ 30 mil e US$ 50 mil
Ciclone fecha portos de Itajaí e Navegantes e causa prejuízo milionário

O ciclone que provoca chuvas intensas em Santa Catarina desde terça-feira (3) levou a Marinha a interromper o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, por falta de segurança para navegação. Até o início da noite desta quarta, cinco navios já haviam sido impactados pelo fechamento - três estão atracados e aguardam para sair, e outros dois estão ao largo, em alto-mar, esperando para entrar. 

A interrupção representa prejuízo milionário. Somente para o armador - o operador do navio - cada dia com a embarcação parada equivale a uma perda que varia entre US$ 30 mil e US$ 50 mil. Isso significa que, em dois dias de atividades suspensas nos portos, o prejuízo já soma mais de R$ 2,4 milhões. O valor não considera as perdas para a cadeia logística, com eventuais atrasos nas entregas de mercadorias.

Entre os navios atracados, um ainda não tinha data prevista de manobra. Trata-se de uma operação de carga geral - transporte de fertilizantes em sacos - que foi prejudicada pela chuva. As outras quatro embarcações tiveram o agedamento suspenso. Por enquanto, não há informação de que algum navio programado tenha omitido escala em Itajaí e Navegantes - ou seja, seguido viagem para o próximo porto da rota. Mas isso pode ocorrer caso o problema persista.

Vento, ondas e correnteza

O canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes foi fechado após análise da Praticagem, que faz o controle das condições de navegação e repassa as informações à Delegacia da Capitania dos Portos. Foi verificado excesso de vento e ondas altas, que tornam as manobras arriscadas. Ao longo das horas, as condições agravaram com o aumento da correnteza. 

Como a situação é de enchente no Alto Vale, e toda a água que está retida vai descer até a foz, a tendência é que a condição de correnteza persista mesmo após o ciclone se afastar.

Fonte(s): NSC

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