Os fortes ventos que se prolongaram durante toda a noite e madrugada em Santa Catarina foram causados pela presença de um ciclone extratropical.
Muitos estragos foram causados pela força dos ventos, principalmente em cidades como Porto Belo e Balneário Piçarras.
Fotos compartilhadas pelos moradores mostram inúmeros estragos causados pelo ciclone, são placas caídas, fios arrancados e redes de proteção de construções soltas.
Em Itapema, mais de 10 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica.
A Defesa Civil atua nas ruas durante toda a madrugada e ainda contabiliza as ocorrências causadas pela chuva persistente e a ventania.
Segundo o Grupo Pista Limpa, em Florianópolis uma árvore caiu na Avenida Beira-Mar Norte, próximo ao hotel Slaviero, e interrompe o trânsito das vias. Também próximo ao hotel, há um trecho de alagamento, logo na curva.
Há acúmulo de água nas cabeceiras das Pontes Hercílio Luz, Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, o que dificulta o trânsito no local. No bairro Monte Verde, próximo do Floripa Shopping, o rio está quase transbordando.
Segundo o Guarda Municipal de Florianópolis, Valci Brasil, a situação está perigosa para motociclistas passarem pelas pontes neste momento, devido às rajadas de vento. O guarda instrui que os motociclistas “não andem nos corredores, porque não há espaço suficiente para o veículo lateral e a rajada de vento pode jogar a motocicleta para cima do carro. Mantenham a distância segura do veículo da frente, andar bem atrás do carro mesmo, no centro da pista. E não passem da velocidade máxima permitida na ponte, porque quanto mais rápido, se vem uma rajada muito forte, o condutor não terá controle da motocicleta”.
Além dos motociclistas, motoristas precisam de atenção redobrada. Foram vários registros de acidentes neste início de manhã. A Rua Crispim Mira ficou completamente interditada por conta de um acidente. Um motorista, que abandonou o veículo depois da colisão, bateu em um carro estacionado na via.
Bombinhas e Porto Belo cancelam aulas por conta do ciclone. O acesso ao município de Porto Belo está interditado por conta de queda de árvore na Marginal Sul.
Fonte(s): A SUA VOZ
Comentários