Os catarinenses apaixonados devem pesquisar os preços e parcelar mais os presentes ou o passeios neste Dia dos Namorados. Os dados são da pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), da qual o Diário Catarinense teve acesso exclusividade.
A data é comemorada tradicionalmente em 12 de junho, que cai em um domingo neste ano. Entre os consumidores catarinenses, cerca de 72,5% pretendem pesquisar o preço antes de fazer uma compra. O número é menor do que 2021, quando a parcela foi de 78,8%, mas maior que 2018, 2019 e 2020.
Os que pretendem pagar a compra à vista seguem como maioria, no entanto, os casais que vão optar por parcelar atingiram a maior porcentagem em cinco anos. A Fecomércio também registrou o maior salto, de 13,7% em 2020, para 17,9% em 2021.
Cerca de 30,50% dos entrevistados leva em conta o preço como principal critério para o consumo no dia. É o principal requisito para as compras, em segundo está o atendimento, com 21,9% e a qualidade do produto, com 20,7%.
A intenção de média de gastos é de R$ 143,77, e teve um crescimento de 0,81% em relação a 2021. Porém a federação explica que, em termos reais, o número não acompanha a inflação, que acumulou em 12,13% nos últimos meses. Nesse contexto, o poder de compra está 8% menor em comparação ao ano passado. Ainda conforme a pesquisa, o montante está 20,6% menor que 2018, estimado em R$ 181,12.
O setor de vestuário tem se recuperado desde 2020 - quando representava cerca de 30% do consumo - e neste ano, reconquistou a liderança como principal presente entre os namorados, com 36%. Em 2019, 47% dos consumidores preferia dar roupas de presente na data.
Depois de roupas, os apaixonados optam por presentear com perfumes e comésticos, e em terceiro, com calçados e bolsas.
Segundo a Fecomercio, 2.010 pessoas foram entrevistadas para o relatório, no período entre os dias 2 e 23 de maio de 2022. Foram escolhidos sete municípios de Santa Catarina: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.
Fonte(s): NSC
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