Depois de mais um intervalo o futebol catarinense está de volta, ao estadual, em sua reta final da primeira fase. Neste final de semana começa a 9ª rodada em momento que a competição começa afunilar.
Mais seis jogos movimentam o final de semana em compromissos válidos pelo Campeonato Catarinense. Dentre os jogos o grande destaque fica para o confronto de 28 títulos catarinenses, entre Criciúma e Figueirense.
Apesar de tamanha tradição as duas equipes entram em campo praticamente iguais, separadas por critérios, na 6ª e 5ª posição, respectivamente.
Foi com base nesse duelo titânico do Estado, e aparente pouca relevância na competição, que a reportagem do Arena ND+ tentou separar cada um dos participantes do estadual e seus respectivos objetivos, ao menos, até o término da primeira fase.
Restando três partidas para o fechamento da primeira fase, cresce a expectativa para o desenrolar da competição e seu regulamento.
Briga pelo título
Hercílio Luz, Chapecoense, Brusque e Avaí, nesse momento, brigam pela 1ª posição geral do estadual. Lembrando que, quanto mais a frente na tabela, maior a chance da vantagem de poder decidir as fases ‘quentes’ dentro de casa.
O líder Hercílio Luz recebe o JEC, no domingo, no estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão. Se vencer – dependendo da combinação dos resultados – carimba sua (surpreendente) classificação.
A Chapecoense tenta juntar os cacos da eliminação na Copa do Brasil para, diante do mais que lanterna Atlético Catarinense, se manter no bloco superior da tabela de classificação.
O Brusque, no domingo, tem duelo diante do Camboriú e é mais um que pode garantir virtualmente sua classificação à próxima fase. Ao contrário da Chapecoense, vai para o duelo desse final de semana mais “rico” já que carimbou sua vaga à próxima fase da Copa do Brasil.
O Avaí, frente ao invicto Concórdia, também tem a chance de encaminhar sua classificação e ir para o jogo da Copa do Brasil “tranquilo.
Briga pela classificação e Z2
São três pontos de diferença para o 5º colocado (Figueirense e Criciúma) até o 11º colocado, Camboriú, que tem oito pontos. O vice-campeão estadual, em 2022, vive situação dramática na tabela.
A sua grande “vantagem”, nessa briga contra o rebaixamento, é o fato do grupo que tenta a fuga estar muito próximo. Exceto o Atlético Catarinense, afundado na lanterna com um ponto e nenhum gol marcado, Camboriú, Barra, Marcílio Dias, JEC e Concórdia – além de Criciúma e Figueirense – lutam para fugir da degola.
Essa briga promete já que são sete clubes em busca de quatro vagas – partindo da ideia de que as quatro primeiras estão garantidas. Restam dois lugares “vazios” (que não classificam e sequer rebaixam) além de um lugar entre os rebaixados – também partindo da ideia de que o Atlético Catarinense é um virtual rebaixado.
Próxima rodada
- 25/02 – Criciúma x Figueirense – 16h30
- 25/02 – Avaí x Concórdia – 19h
- 25/02 – Barra x Marcílio Dias – 19h
- 26/02 – Chapecoense x CAC – 17h
- 26/02 – Hercílio Luz x JEC – 19h
Últimas duas rodadas
10ª rodada
- 04/03 – Chapecoense x Brusque – 16h30
- 04/03 – Marcílio Dias x Concórdia – 19h
- 05/03 – JEC x Avaí – 17h
- 05/03 – Figueirense x Hercílio Luz – 19h
- 05/03 – Camboriú x Barra – 19h
- 07/03 – Criciúma x CAC – 20h
11ª rodada – todos jogos em mesma data e horário
- 11/03 – Avaí x Criciúma – 16h30
- 11/03 – Brusque x Figueirense – 16h30
- 11/03 – Concórdia x JEC – 16h30
- 11/03 – CAC x Marcílio Dias – 16h30
- 11/03 – Hercílio Luz x Camboriú – 16h30
- 11/03 – Barra x Chapecoense – 16h30
Fonte(s): ND+
Comentários