Notícia

Câmara aprova texto-base de projeto que limita ICMS de combustíveis em 17%

Proposta foi analisada nesta quarta-feira (25) e segue para o Senado
Câmara aprova texto-base de projeto que limita ICMS de combustíveis em 17%

Por 403 votos a 10, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que limita a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em combustíveis e energia elétrica. A proposta foi votada nesta quarta-feira (25) pela Câmara dos Deputados e, agora, segue para apreciação do Senado. 

Por ser um projeto de lei complementar, era necessário o voto de 257 deputados. Ele teve a urgência aprovada pelos deputados na última quarta-feira (18), em meio a uma pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) — que demandava do governo uma solução contra o encarecimento da conta de luz.

Ele classifca combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo como bens e serviços essenciais. A ideia é, com isso, estabelecer uma alíquota máxima de ICMS sobre esses itens.

Ainda conforme o projeto, os Estados que estão em regime de recuperação fiscal, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás, terão a compensação automática. Já os demais terão compensação até 31 de dezembro, caso se tenha uma queda de mais de 5% na arrecadação.

Além disso, no parecer entregue pela relator da matéria, deputado Elmar Nascimento (União-BA), foi adicionado uma compensação financeira aos Estados que tiverem perda na arrecadação. 

O PT chegou a pedir a retirada do projeto da pauta do legislativo, porém, o requerimento foi negado por 247 votos contrários a 104 a favor. O partido também pediu o adiamento da discussão, mas também foi negado pelo plenário por 263 contrários e 113 a favor. 

Durante a apresentação do parecer, o relator do projeto Elmar Nascimento (União-BA), reiterou a importância da votação do projeto. 

— Nós teremos a oportunidade de votar a favor da população brasileira e contra a escória de uma legislação tributária de robin hood às avessas, que tira do pobre e dá ao rico — disse. 

Após a votação do texto-base, os deputados rejeitaram as emendas ao substitutivo por 116 e 273. Também foram rejeitado o destaque 18 e 19 para alterar o texto-base. 

Entenda o projeto para reduzir ICMS sobre energia e combustíveis

  • O que diz o projeto?

Projeto classifica combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo como bens e serviços essenciais. Isso faria com que o ICMS (imposto estadual) sobre esses itens não pudesse ter alíquota maior do que o percentual geral (entre 17% e 18%, dependendo do Estado).

  • Qual o impacto na conta de luz?

De acordo com o autor, o valor poderia ter redução de 10% a 11%.

  • Como o Senado vê o texto?

O Senado resiste em votar um texto que mexa em uma das fontes de arrecadação dos Estados. Em março, o Congresso aprovou um projeto que altera a cobrança de ICMS sobre combustíveis e zera as alíquotas de PIS/Cofins sobre diesel e gás até o fim de 2022. Os estados manobraram para manter a arrecadação e o governo recorreu ao STF para resolver a disputa.

  • Que outras alternativas estão em jogo?

Além do projeto que limita o ICMS, a Câmara também pode votar um projeto de decreto legislativo que susta os reajustes de tarifas. Hoje, o texto se refere apenas ao Ceará, mas a ideia é incluir outros Estados em um substitutivo caso a pressão sobre as distribuidoras não funcione.

 

A Câmara também discute um projeto que cria o marco regulatório do setor elétrico e permite que consumidores do mercado livre possam fazer a portabilidade de sua conta de luz entre as distribuidoras.

O texto incluiria a construção de gasodutos pelo país e poderia beneficiar diretamente Carlos Suarez, ex-sócio da empreiteira OAS e conhecido como o "rei do gás".

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Política
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Política
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Política
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.