Notícia

Câmara aprova intervenção federal na segurança do Distrito Federal

Parlamentares analisaram decreto de Lula, publicado após atos de vandalismo em Brasília
Câmara aprova intervenção federal na segurança do Distrito Federal

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira (9), intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. Os parlamentares analisaram decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, no domingo (8), decretou intervenção após bolsonaristas radicais invadirem as sedes dos Três Poderes e depredarem prédios públicos. Agora, o texto segue para o Senado.

Relator da proposta, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) afirmou que se trata de medida “amarga”, mas “necessária e proporcional” em face dos fatos tão graves ocorridos. O objetivo é recuperar o controle da ordem pública no Distrito Federal.

A votação foi simbólica em uma sessão remota. Nesta manhã, os equipamentos do Plenário foram periciados e foi constatado que se encontram em "perfeito estado". O Plenário não chegou a ser invadido no domingo. Um grupo de radicais conseguiu entrar nas galerias e na tribuna de honra, quebrando um painel de vidro que caiu no Plenário e danificou uma mesa de votação, que já foi consertada.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, convocou reunião extraordinária para analisar o decreto de Lula. Mais cedo, os presidentes dos três Poderes também divulgaram nota em defesa da Democracia contra os atos golpistas.

Atos golpistas

Os manifestantes extremistas entraram na Esplanada dos Ministérios na tarde de domingo e invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), depredando as sedes dos Três Poderes na capital federal. Os golpistas vieram na maioria do acampamento diante do Quartel-General do Exército em Brasília.

A Polícia Federal informou que vai indiciar ao menos mil golpistas por  por suspeita de crimes cometidos nos atos de vandalismo. Eles serão levados para o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Até o momento, já são aproximadamente 1,5 mil detidos, de acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e com o Ministério Público Federal no Distrito Federal.

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Política
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Política
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Política
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.