Notícia

Borboleta 'adota' mulher e vai até ao mercado com ela em Florianópolis: 'Não desgruda'

Maria Regeane Maia Alexandre disse que tirou o inseto do chão para que ninguém pisasse nele e, desde então, ele a acompanha.
Borboleta 'adota' mulher e vai até ao mercado com ela em Florianópolis: 'Não desgruda'

Uma moradora de Florianópolis foi "adotada" por uma borboleta no domingo (19). O inseto pousou por volta das 14h no corpo de Maria Regeane Maia Alexandre, 35 anos, e a acompanhou por passeios e compromissos ao longo do dia. Na segunda-feira (20), ela continuava na casa da mulher.

borboleta, conta Maria, chegou a acompanhar enquanto fazia compras no supermercado. "Não desgruda".

"Está aqui há mais de 4 horas. Já caminhamos, tomamos sorvete, fomos ao supermercado e agora resolveu vir comigo pra casa. Fizemos várias coisas juntas", disse em vídeo que publicou.

Mestre em ecologia e doutora em ciências biológicas, a professora Malva Isabel Medina Hernández, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explica que a borboleta do manacá (Methona themistodeveria estar em busca de sais encontrados no suor humano.

"A borboleta adulta se alimenta de néctar, mas assim como muitas outras borboletas, elas buscam outras fontes de alimento para conseguir sais minerais que precisam para seu desenvolvimento, principalmente os machos, para reprodução", explica.

Maria a encontrou no chão. "Eu vinha da casa da minha amiga e ela estava na calçada. Eu quase pisei em cima dela. Meu filho [disse] 'mãe, a borboleta'. Coloquei a mão e ela veio", contou.

A intenção era soltar o inseto em uma área verde, para salvá-la. Porém, conforme Maria, a borboleta resolveu ficar presa ao corpo dela.

"Meu filho tentou tirar ela a força, mas ela voltou. Quando achei que tinha ido embora, pousou no meu peito", disse.

Maria Regeane registrou os passeios com a borboleta e afirma que surpreendeu as pessoas que cruzavam com ela.

"Algumas pessoas confundiram ela com acessórios. Outros ficavam bobos quando viam que é de verdade", relatou.

Borboleta manacá

Segundo a especialista, essa borboleta leva o nome de manacá, pois suas larvas se alimentam da planta, uma árvore comum em Santa Catarina.

"O curioso das larvas é que elas também têm as cores do adulto, amarelo e preto, são muito lindas, assim como o adulto, a borboleta", diz.

As larvas da espécie, explica Malva, não são perigosas. Ou seja, elas não queimam. "É muito comum ver elas nas plantas do manacá de cheiro (Brunfelsia uniflora) e por esse motivo vemos as fêmeas voando nessa planta, para depositar os ovos", explica.

Fonte(s): g1-SC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Curiosidade
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Curiosidade
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Curiosidade
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.