Agora

Vanessa Klein

13:00 - 15:00

Notícia

Avião de empresário que desapareceu na Argentina não teve localizador de emergência

Aparelho é um costuma ser acionado pelo impacto de uma eventual queda de aeronaves. Ele também pode ser ativado manualmente pelo piloto.
Avião de empresário que desapareceu na Argentina não teve localizador de emergência

O equipamento que auxiliaria na localização da aeronave do empresário catarinense que desapareceu na Argentina na quarta-feira (6) não foi ativado até as 7h50 desta quinta-feira (7). A informação foi confirmada pela Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA), órgão que controla o trânsito de aviões no país.

O avião pertence ao empresário da construção civil de Florianópolis, Antônio Carlos Castro Ramos. Além dele, que estava pilotando, estavam na aeronave o advogado Mário Pinho e o médico Gian Carlos Nercolini.

O aparelho é um transmissor de localização de emergência (ELT, na sigla em inglês), que costuma ser acionado pelo impacto de uma eventual queda de aeronaves. Ele também pode ser ativado manualmente pelo piloto.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o transmissor auxilia órgãos de busca e salvamento porque emite sinais que podem ser capturados por uma base aérea. O uso é requisitado pelo órgão em aeronaves civis, como é o caso do avião brasileiro.

Condições meteorológicas

Conforme apurado pelo jornal argentino Clarin, durante o dia houve o registro de fortes tempestades na região em que a aeronave desapareceu. O órgão de navegação aérea também afirmou que as condições meteorológicas eram desfavoráveis.

O avião do empresário é um RV-10, de pequeno porte, com matrícula PP-ZRT. A aeronave foi fabricada em 2016, pesa 1.224 kg e tem capacidade para três pessoas.

Desaparecimento

Segundo as autoridades argentinas, os brasileiros saíram do aeroporto de El Calafate, na região da Patagônia, na manhã de quarta. O grupo tinha como destino a cidade de Trelew, no Sul argentino, mas parou de se comunicar com a base aérea do país no meio do percurso.

Após a notícia do desaparecimento o Serviço de Busca e Salvamento (SAR) da Companhia Argentina de Navegação Aérea, iniciou buscas pela região de Comodoro Rivadavia.

Em nota, a autoridade que coordena o trânsito aéreo no país informou que "iniciou-se a mobilização de forças com o destacamento marítimo da Guarda Costeira, serviço aéreo no aeroporto de Comodoro. Da mesma forma, a Força Aérea Argentina também foi mobilizada".

 

 

Fonte(s): G1 Santa Catarina

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.