O estudante Guilherme Nakamura, de 17 anos, fez o Vestibular UFSC 2022, quando estava no segundo ano do ensino médio. O 'treineiro' não apenas passou para o curso de Engenharia Mecânica, como conquistou o 3° lugar geral do vestibular. O jovem dividiu um pouco da sua rotina e aconselhou aos que tentam conseguir um nome na lista de aprovados.
Guilherme teve 90,7% de acertos na prova logo na primeira vez em que prestou o vestibular da UFSC. Primeiro, ele foi avisado que estava no ranking dos 10 melhores. O estudante descreve a surpresa quando descobriu que estava entre os que melhor se saíram na prova.
— Fiz um vestibular como um treinamento, realmente foi um teste, nunca tinha feito a prova antes, fiquei sem palavras. No dia seguinte [do email de aviso], começaram a anunciar os nomes a partir do décimo, e conforme eu via que a minha posição era mais alta, ficava cada vez mais feliz. Meus pais ficaram muito emocionados, foi surpresa da surpresa — conta o estudante.
Estratégias e dicas do estudante
Apesar da surpresa, os estudos sempre fizeram parte da rotina do jovem antes do feito.
Ele conta que todos os dias acorda cedo para ir para a escola, fica até meio-dia no colégio e a tarde se dedica aos conteúdos das aulas e extracurriculares. A noite, Nakamura procura praticar exercícios físicos, estudar para provas, se necessário, e assistir filmes.
— Eu tento todo dia encontrar um pouco de prazer, mas sempre fazer [a rotina de estudos] constante. O pensamento de que hoje eu estou cansado, dormi mal e não vou fazer nada, eu acho muito negativo. As coisas se tornam uma bola de neve — fala o estudante.
Quando questionado se o segredo seria se dedicar um pouco todos os dias, o jovem respondeu:
— Um pouco a cada dia, ou um "poucão" dependendo do seu objetivo — pontuou Guilherme.
O ponto forte do estudante sempre foi as áreas de exatas, e por isso, ele conta que adotou estratégias diferentes entre os dias da prova.
— No primeiro dia eu foquei bastante em matemática. A prova da UFSC é conhecida por ser mais díficil em matemática, então metade do tempo da prova eu dediquei só pra isso. As outras matérias eu tentei fazer mais rápido e consegui. No segundo dia, tentei focar em redação, que seria o ponto que eu preciso melhorar — explica.
Além da escola, Guilherme aconselha a se dedicar para projetos extracurriculares, que aprofundam conhecimentos nas matérias cobradas no vestibular. O jovem citou olimpiádas científicas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
Nakamura também participa do Educa Busca, uma iniciativa onde estudantes do ensino médio são voluntários para dar aulas de matemática a outros jovens.
O estudante deu três dicas para os que estão tentando ou irão prestar a prova de vestibular em 2022.
- Estudar muito a prova é o que faz a grande diferença, segundo Guilherme.
- No terceiro ano ou no pré-vestibular, tentar se preocupar menos com coisas que não vão afetar diretamente a sua vida. Se preocupar com a saúde, evitar se sobrecarregar com compromissos de outras pessoas, tirar as notificações do seu celular e focar o seu tempo.
- Participar de olimpíadas cientificas.
O objetivo do jovem neste ano, em que o vestibular será válido, é se dedicar mais em matérias que pode melhorar, de acordo com os resultados da prova que fez de teste.
— Manter principalmente a dedicação, pretendo agora com o resultado oficial, focar em redação mais do que já tenho focado, por isso que é interessante que você faça um vestibular de teste — disse Guilherme.
Fonte(s): NSC
Comentários